As “tascas” voltam ao Cais e com dezenas de petiscos portugueses

logopublico
Screen Shot 2015-07-14 at 15.27.20

530355
Lisboa prova a 2.ª edição de Tascas no Cais, com dezenas de ‘recriações de petiscos portugueses’. Diariamente de 9 a 19 de Julho, nos Jardins Móveis da Ribeira das Naus.

Juntam-se quatro restaurantes alfacinhas, uma meia centena de petiscos e cervejas artesanais. Mexe-se tudo, leva-se ao Cais do Sodré, aos jardins móveis da Ribeira das Naus e aí está pronto a servir o 2.º Tascas no Cais.

As iguarias são cozinhadas pelos restaurantes Can the Can (a grande sala das conservas lusas de Rui Pregal da Cunha no Terreiro do Paço), Cantina LX (que é evidenciada pela gastronomia tradicional e uso do forno a lenha), Tasca de Três (de Nuno Diniz e Nuno Barros, que contam com a colaboração do “foodie Rodrigo Meneses e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa”) e a casa de culto de André Magalhães, Taberna das Flores. Aqui, surgem em formato “tascas” ribeirinhas. A acompanhar as propostas (entre 3 e 12 euros), há cerveja artesanal.

530359

E que se poderá comer por aqui? Os fãs dos petiscos não deverão ficar desiludidos: a organização, a Essência do Vinho, realça criações como o “gaspacho de ameixa e carapau, salada de polvo, tiborna de sardinha, burrito de atum com totopos, ovos mexidos com farinheira e barriga, escabeche de coelho com tosta de pão frito, lagartos de porco alentejano, mousse de chocolate à taberneiro”.

Para animar ainda mais o apetite, haverá ainda sessões de cozinha com os chefs Vitor Sobral (dia 11, 19h), Bertílio Gomes (dia 12, 14h), Justa Nobre (dia 17, 21h) e André Magalhães (dia 18, 21h).

No primeiro dia, 9 de Julho, o evento abre às 18h e encerra às 24h. Depois, até dia 18, funciona diariamente das 12h às 24h; a 19, último dia, das 12h às 16h.

De segunda a sexta a entrada é gratuita das 12h às 17h e paga-se das 17h às 24h – ao fim-de-semana paga-se sempre (bilhete: 3 euros, oferta de cerveja do patrocinador, a Super Bock).

As Tascas no Cais fazem parte de um roteiro gastronómico que passará por outros pontos do país: em Agosto (13 a 23) por Setúbal com Marisco no Largo; depois, de 27 de Agosto a 6 de Setembro, por Guimarães com Minho nas Artes e, de 3 a 13 de Setembro, chega ao Porto com a Francesinha na Baixa.

www.essenciadovinho.com

 

Por Luís J. Santos
Jornal Público
08.07.2015