FESTA DE VERÃO

O que é uma empresa?

“Dizem os livros que uma empresa é um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros, organizados com vista à concretização de um determinado fim…”

Que seca! Chega de palavras complicadas e de “conversa fiada”.

As empresas são feitas de pessoa e isso não é um pormenor.

São as pessoas que fazem as empresas e são as suas atitudes individuais que contribuem de forma positiva, ou negativa, para o sucesso de todos.

Se compararmos uma empresa com o corpo humano, percebemos talvez melhor que, apesar de ser o cérebro a comandar, um problema em qualquer órgão pode colocar o desempenho em causa e uma simples “unha encravada” estraga tudo. O quer simplesmente dizer que somos um conjunto em que todos somos importantes.

Tal como o corpo humano, também uma empresa é constituída por partes vitais para a sua sobrevivência. Mas nós não queremos sobreviver. Queremos viver e ser felizes!

E há então uma parte das empresas que é comum a todos os que nela trabalham, independentemente de serem “os patrões”, ou “os empregados”: o coração.

É com o coração que devemos trabalhar, tratar os colegas, em quem delegamos, quem delega em nós, quem nos escolhe como clientes, quem escolhemos como fornecedores.

É com o coração que devemos trabalhar, que devemos celebrar, ajudar, colaborar, até mesmo zangar.

Se for com o coração é verdadeiro. Como afinal foi esta festa. Foi organizada e celebrada com o coração. Isso é viver.

Viva!

VV