LITÃO

O nome mais usual em Portugal é leitão mas em Olhão chamamo-lo litão. Em inglês denomina-se blackmouth catshark, em francês chien espagnol, e em espanhol, pintarroja bocanegra.

Trata-se de um pequeno tubarão parecido com a patarroxa que se distribui pelo Mediterrâneo, e Atlântico Oriental, desde as ilhas Faroe ao Sul do Senegal, incluindo os arquipélagos da Madeira e Canárias.

É uma espécie de profundidade que se pesca por arrasto do fundo ou com aparelhos de anzol, entre os 200 e os 500 ou mais metros.

d0113817_1141416

O peixe é geralmente aberto, passado por um pouco de sal e posto a secar ao Sol por 4 ou mais dias (dependente da radiação). Depois é guardado alguns meses até ser consumido.

litao_01

A pele seca é muito abrasiva e era antigamente utilizada para lixa.

O jantar de Consoada de muitos olhanenses, faz-se com este peixe, em detrimento do bacalhau. Uma tradição que começou entre os mais pobres, que não tinham dinheiro para comprar bacalhau e valiam-se desta espécie de tubarão pequeno para o substituir na refeição de 24 de dezembro.

IMG_7396litao

Salada de Litão no CAN the CAN

Existe inclusive uma CONFRARIA OLHANENSE DO LITÃO

604011_1376895019222631_440350910_nhttps://www.facebook.com/confrariaolhanensedo.litao

 

 

FEIJOADA DE LITÃO
Ingredientes: (para 4 pessoas)
500g de Litão seco
250g de Feijão Branco seco
½ Chouriço de Carne
2 Cenouras picadas
1 Cebola picada
4 Dentes de Alho picados
1 Lata de Tomate pelado em pedaços
2 Colheres (sopa) de Polpa de Tomate
Vinho Branco
1 Colher (café) de Pimentão Doce
2 Folhas de Louro
Azeite e Sal
Coentros

Preparação: Demolhe o feijão e o litão cortado em pedaços por cerca de 12 horas. Coza o feijão na panela de pressão por 20 minutos, depois de levantada a fervura. Escorra e reserve a água da cozedura. Refogue a cebola e os alhos num fio de azeite juntamente com o chouriço cortado em rodelas finas e as folhas de louro. Acrescente o tomate, a polpa e refresque com um pouco de vinho. Tempere com pimentão doce e quando levantar fervura acrescente as cenouras e deixe cozinhar. Assim que as cenouras estejam tenras, junte o feijão, o litão e, aos poucos, vá juntando conchas da água reservada do feijão até que a feijoada tenha o molho e consistência pretendidos. Tempere com sal e deixe cozinhar em lume brando até o molho apurar. Retire do lume e polvilhe com coentros picados. Pode servir com arroz branco.

 

 

MODO DE PREPARAÇÃO:

Lava-se o litão e deixa-se demolhar durante 1 dia com algum sal.
Num tacho, dispõe-se em várias camadas sequenciais:
1º- um pouco de azeite, cebola, dentes de alho picados, salsa,  pimento cortado aos quadrados, tomates sem peles nem sementes, um pouco de folha de louro;
2º – batatas cortadas às rodelas;
3º – litão.
Repete-se esta sequência 2-3 vezes.
Tempera-se com sal e pimenta, acrescenta-se muito pouca água, tapa-se o tacho e deixa-se cozer.
Ingredientes para 8 pessoas:
meia dúzia de litão seco (cerca de 250gr)
3-4 cebolas
4 dentes de alho
2 pimentos verdes
1 folha de louro
salsa
4 tomates maduros
0,5 dl de azeite
500 g de batatas
sal  e pimenta qb.